domingo, 31 de agosto de 2008

Eurovisão 1976




Brotherhood of Man Save Your Kisses For Me 164 pontos

Catherine Ferry Un, Deux, Trois 147 pontos

Mary Christy Toi, La Musique Et Moi 93 pontos

Peter, Sue & Marc Djambo, Djambo 91 pontos

Waterloo & Robinson My Little World 80 pontos

Chocolate Menta Mastik Emor Shalom 77 pontos

Al Bano & Romina Power Noi Lo Rivivremo Di Nuovo 69 pontos

Pierre Rapsat Judy Et Cie 68 pontos

Sandra Reemer The Party's Over 56 pontos

Red Hurley When? 54 pontos

Fredi & Friends Pump-Pump 44 pontos

Carlos Do Carmo Uma Flor De Verde Pinho 24 pontos

Mariza Koch Panaghia Mou, Panaghia Mou 20 pontos

Jürgen Marcus Chansons Pour Ceux Qui S'Aiment 17 pontos

Les Humphries Singers Sing, Sang, Song 12 pontos

Braulio Sobran Las Palabras 11 pontos

Ambasadori Ne Mogu Skriti Svoj Bol 10 pontos

Anne-Karine Strøm Mata Hari 7 pontos


E aqui ficam as actuações dos concorrentes do Festival Eurovisão da Canção de 1976:

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Anabela


Anabela Braz Pires nasceu em 22 de Setembro de 1976 em Almada. Começou a cantar aos 8 anos, participando em vários festivais infantis. Em 1989, com 12 anos, venceu a Grande Noite do Fado. Nesse ano foi a representante de Portugal no Festival da Unicef, Danny Kaye Award, na Holanda, onde ficou em 2.º lugar e ganhou o prémio de Melhor Intérprete.

Com "Brother" participou no Festival SOPOT.

Através da Ovação lançou os seus dois primeiros álbuns: "Anabela" e «Encanto".

Em 1993 venceu o Festival RTP da Canção com a canção "A cidade Até Ser Dia". Lançou a seguir o álbum "A cidade até ser dia".

Três anos depois editou o álbum "Primeiras Águas" com composições como "Avenidas" de Clara Pinto Correia e Rui Veloso. Outros temas são de Tim, Mafalda Veiga e Fernando Girão.

Participa em "Jasmim ou o Sonho do Cinema", um musical infantil de Filipe La Féria.

Em 1999 integrou o musical "Amália" de Filipe La Féria.

Em 1999 foi convidada pelo músico galego Carlos Nuñez quatro temas no seu disco "Mayo Longo" e participar na digressão de apresentação do disco. Esteve dois anos e meio em digressão pelo Mundo inteiro.

Decide voltar optando por voltar a trabalhar com Filipe La Féria. Em 2002 é a protagonista, do musical "Minha Linda Senhora – My Fair Lady".

Em 2005 lançou o disco "Aether", com a colaboração de Carlos Maria Trindade, onde interpreta poemas de Florbela Espanca, Fernando Pessoa, Manuel Alegre e José Carlos Ary dos Santos. O disco teve edição espanhola através da Resistencia Records.

Participa ainda no musical "Canção de Lisboa".

No musical "Música no Coração" de Filipe La Féria, estreado em 2006, as actrizes/cantoras Anabela e Lúcia Moniz interpretam, alternadamente, o papel da personagem principal, Maria.

Ainda em 2006 foi convidada por Carlos Guilherme para lançar o álbum "Encontro" com a recriação de grandes sucessos como “Noites da Madeira”, “Flor Sem Tempo”, “Ser Poeta”, “Eu Sei”, “Nostalgia”, “Estrela da Tarde”, “A Rosa Que Te Dei”, “A Minha 5ª Sinfonia”, “Aquela Janela Virada Para o Mar”, “Vocês Sabem Lá”, “Se Os Meus Olhos Falassem”, e “Canção de Madrugar”.



Aqui fica a actuação de Anabela no Eurofestival onde conquistou uma das melhores classificações:

Da Vinci


Os Da Vinci formaram-se em 1982. Nesse ano obtiveram grande sucesso com os temas "Lisboa Ano 1000" e "Hiroxima (Meu Amor)".

Em 1983 lançaram o álbum "Caminhando".

"A Jóia do Lótus" é o nome do álbum de 1988.

Em 1989 ganharam o 1º prémio do 25º Festival RTP da Canção, o 1º prémio de interpretação, o prémio de popularidade da Casa da Imprensa Mensagem TV Europa, e representaram Portugal em Lausanne, Suíça, no Festival Eurovisão da Canção desse ano, transmitindo a sua imagem para milhões de espectadores em todo o mundo, com o tema "Conquistador".

No mesmo ano, o grupo fez uma longa tournée por Portugal continental e ilhas, e pelas Comunidades Portuguesas no estrangeiro, lançando a sua carreira internacional em França, Suíça e África do Sul.

Em Maio de 1990, os Da Vinci foram galardoados com um Disco de Ouro e um Disco de Platina, com o álbum "Conquistador" e o respectivo single que foi editado em vários países da Europa. No mesmo ano é lançado o álbum "Dança dos Planetas", que inclui os singles "Nasci em Portugal" e "Num Tapete Voador".

Em 1991 divulgaram o seu novo show ao vivo em Portugal e ainda correram o Canadá, onde obtiveram grande êxito na passagem de ano 91/92, em Toronto.

Em 1993 lançaram o álbum "Entre o Inferno e o Paraíso" que incluía o sucesso "Tirem-me deste Filme".

Em 1995 é lançado o álbum "Oiçam". O disco inclui um megamix de êxitos antigos (Da Vinci Old Medley) e versões dos clássicos "Mudam-se os Tempos, Mudam-se as Vontades" e "O Vento Mudou".

Quatro anos depois, em 1999, os Da Vinci lançaram o álbum "Momentos de Paixão".

"Nocturnas" é o espectáculo que assinalou o regresso do grupo aos palcos em 2003. Foi construído sobre um leque de canções 'escondidas' ao longo dos anos no meio dos discos gravados pelo grupo.

O grupo é formado pelo casal Iei Or (voz principal e letras) e Pedro Luís (compositor, produtor, teclados e voz).

Participaram no "Diz Que É Uma Espécie de Révellion", programa dos Gato Fedorento na passagem de ano 2007\2008 cantando os temas "Hiroxima (Meu Amor)" e "Conquistador", acompanhados pela banda de ska portuguesa Banshee and Something Else We Can't Remeber, tendo também aparecido num Tesourinho Deprimente no programa "Mistura Fina" de Ana Maria Lucas na RTP.


Aqui fica a actuação no Festival Eurovisão:

domingo, 17 de agosto de 2008

Lúcia Moniz





















Sertab Erener







Sertab Erener (nascida em 1964, na cidade de Istambul) é uma bem conhecida estrela pop turca. Venceu o Festival Eurovisão da Canção em 2003, com a canção Every way that I can , festival realizado em Riga (Letónia).

Inicialmente, trabalhou com Sezen Aksu, outra importante "estrela" pop turca, tendo produzido o primeiro álbum Sakin Ol em 1992, seguido de Lal (1994), Sertab Gibi (1996), Sertab (1999) e Turuncu (2001). O título Lal foi incluído no disco Soundtrack for a century, uma colecção da Sony Music.

Sertab é também conhecida pelos seus duetos com José Carreras e Ricky Martin e ainda de um single com a cantora grega Mando (que curiosamente representou a Grécia no mesmo ano em que Sertab venceu o Festival da Eurovisão, alcançando um modesto 17º lugar com Never let you go).

Em 2004, produziu o primeiro álbum em língua inglesa chamado No boundaries (Sem fronteiras) e mais uns singles, o que fez aumentar o seu número de fãs.

Esta cantora tem uma certa quantidade de discos produzidos, tanto álbuns como singles. Os primeiros discos foram produzidos em turco, depois com vitória no Festival Eurovisão da Canção (2003) começou a sua carreira em inglês, para obter uma maior venda de discos no resto da Europa.

Aqui fica a actuação de Sertab em Riga no Festival Eurovisão da Canção:

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Eurovisão 1988


O Festival Eurovisão da Canção 1988 foi o 33º Festival Eurovisão da Canção e realizou-se em 30 de Abril de 1988, em Dublin, na Irlanda. Os apresentadores foram: Pat Kenny e Michelle Rocca.

A futura super-estrela canadiana (canadense) Céline Dion era apenas famosa no mundo expressão francesa, foi a vencedora do Festival desse ano, com a canção: Ne Partez Pas Sans Moi, representando a televisão suíça. Poucos esperavam que a vencedora desse ano viesse a ser tão famosa, já que a sua canção não teve grande sucesso na Europa e nada de tinha verdadeiramente original. Portugal voltou a apostar na cantora Dora que no entanto mais uma vez não foi feliz, ficando nos últimos lugares, com apenas 5 pontos.




Dora Maria Reis Dias de Jesus nasceu em Lisboa em 20 de Maio de 1966.

Venceu o Festival RTP da Canção de 1986 com "Não Sejas Mau Para Mim".

Em 1988 venceu o Prémio Nacional de Música "Déjà Vu". Na final do Festival RTP da Canção venceu com "Voltarei", de José Niza e José Calvário.


CANÇÃO N.º 1 - ISLÂNDIA
ÞÚ OG ÞEIR (SÓKRATES)
20 PONTOS - 16ºlugar
BEATHOVEN


CANÇÃO N.º 2 - SUÉCIA
STAD I LJUS
52 PONTOS - 12ºlugar
TOMMY KÖRBERG


CANÇÃO N.º 3 - FINLÂNDIA
NAURAVAT SILMÄT MUISTETAAN
3 PONTOS - 20ºlugar
BOULEVARD


CANÇÃO N.º 4 - REINO UNIDO
GO
136 PONTOS - 2ºlugar
SCOTT FITZGERALD


CANÇÃO N.º 5 - TURQUIA
SUFI
37 PONTOS - 15ºlugar
MFÖ


CANÇÃO N.º 6 - ESPANHA
LA CHICA QUE YO QUIERO
58 PONTOS - 11ºlugar
LA DÉCADA PRODIGIOSA


CANÇÃO N.º 7 - HOLANDA
SHANGRI-LA
70 PONTOS - 9ºlugar
GERARD JOLING


CANÇÃO N.º 8 - ISRAEL
BEN ADAM
85 PONTOS - 7ºlugar
YARDENA ARAZI


CANÇÃO N.º 9 - SUÍÇA
NE PARTEZ PAS SANS MOI
137 PONTOS - 1ºlugar
CÉLINE DION


CANÇÃO N.º 10 - IRLANDA
TAKE HIM HOME
79 PONTOS - 8ºlugar
JUMP THE GUN


CANÇÃO N.º 11 - ALEMANHA
LIED FÜR EINEN FREUND
42 PONTOS - 14ºlugar
MAXI & CHRIS GARDEN


CANÇÃO N.º 12 - ÁUSTRIA
LISA MONA LISA
0 PONTOS - 21ºlugar
WILFRIED


CANÇÃO N.º 13 - DINAMARCA
KA' DU SE HVA' JEG SA'?
92 PONTOS - 3ºlugar
KIRSTEN & SØREN


CANÇÃO N.º 14 - GRÉCIA
CLOWN
10 PONTOS - 17ºlugar
AFRODITI FRIDA


CANÇÃO N.º 15 - NORUEGA
FOR VÅG JORD
88 PONTOS - 5ºlugar
KAROLINE KRÜGER


CANÇÃO N.º 16 - BÉLGICA
LAISSEZ BRILLER LE SOLEIL
5 PONTOS - 18ºlugar
REYNAERT


CANÇÃO N.º 17 - LUXEMBURGO
CROIRE
90 PONTOS - 4ºlugar
LARA FABIAN


CANÇÃO N.º 18 - ITÁLIA
VIVO (TI SCRIVO)
52 PONTOS - 12ºlugar
LUCA BARBAROSSA


CANÇÃO N.º 19 - FRANÇA
CHANTEUR DE CHARME
64 PONTOS - 10ºlugar
GÉRARD LENORMAN


CANÇÃO N.º 20 - PORTUGAL
VOLTAREI
5 PONTOS - 18ºlugar
DORA


CANÇÃO N.º 21 - JUGOSLÁVIA
MANGUP
87 PONTOS - 6ºlugar
SREBRNA KRILA

Sabia que...
... Na trigésima terceira edição deste concurso o Chipre foi desqualificado e viu-se assim forçado abandonar o certame. O tema que seria apresentado em Dublin intitulava-se "Thiamame (san to rock'n'roll)" e era interpretada por Yiannis Demetriou.

... Yardena Arazi, representante israelita, tinha sido apresentadora do Festival Eurovisão da Canção em 1979. Ficou assim para a história como a primeira apresentadora do Festival Eurovisão a experimentar uma participação como intérprete.

... A representante da Suíça, Céline Dion, tinha nacionalidade canadiana e era, até à data, uma simples cantora desconhecida para a grande parte dos países europeus. Após a sua vitória e devido ao pouco sucesso que a sua canção obteve na Europa, ninguém previa que Céline Dion se iria tornar numa das grandes divas internacionais da música, tal como é considerada actualmente.

... Após uma primeira participação em 1986, Dora atinge em 1988 o marco de duas participações no Festival Eurovisão da Canção como representante portuguesa, igualando assim, Simone de Oliveira (1965 e 1969) e Carlos Mendes (1968 e 1972).

... Portugal foi representado por Dora que interpretou o tema "Voltarei", escrito e composto por José Niza e José Calvário. O coro era formado por cinco elementos (três femininos e dois masculinos) provenientes do Reino Unido e a direcção de orquestra esteve a cargo de José Calvário.

... Durante o processo de votação, o Reino Unido manteve-se no 1º lugar com alguma vantagem sobre a Suíça. No entanto, o júri da Jugoslávia (o último a dar os votos) entregou 6 pontos à Suíça e para surpresa de todos não pontuou o Reino unido, dando assim a vitória à Suíça por apenas 1 ponto de diferença.

... A votação baseou-se num júri por país que atribuiu 12, 10, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2 e 1 ponto às suas 10 canções favoritas, por ordem de preferência.

E aqui fica o resumo do Festival Eurovisão da Canção 1988: