sábado, 9 de agosto de 2008

Eurovisão 1956


O Festival Eurovisão da Canção de 1956 foi o primeiro Festival Eurovisão da Canção e teve lugar no dia 24 de Maio de 1956 na cidade suíça de Lugano. Lohengrin Filipello foi o apresentador do festival, que foi ganho por Lys Assia em representação da Suíça com a canção "Refrain" (Refrão).

O Festival Eurovisão da Canção foi uma criação da EBU/UER baseada no conhecidíssimo Festival de SanRemo e cujo objectivo era unir a Europa que acabava de sair da segunda guerra mundial.

O festival de 1956 foi estruturado para ser um festival de rádio mas contou com algumas câmaras para que este pudesse chegar aos lares mais ricos que já possuíam televisão; devido a isso apenas está registada em vídeo a repetição da canção vencedora, existindo apenas um registo áudio deste festival.

Cada um dos 7 países participantes apresentou dois temas, que poderiam ou não ser interpretados pelo mesmo cantor; além destes a Áustria, a Dinamarca e o Reino Unido tencionaram participar em 1956 mas só se inscreveram depois do prazo limite e viram-se obrigados a esperar um ano para entrarem no festival.

Todos os países participantes enviaram dois membros do júri a Lugano, excepto o Luxemburgo que delegou os seus votos à Suíça. De salientar que neste festival os membros do júri podiam votar no seu próprio país - a primeira e última vez que tal sucedeu – ajuda a explicar o sucesso suíço. Este também foi o único festival em que cada país pode enviar duas canções. A partir de 1957, devido ao crescente aumento de países participantes, cada país passou a ter direito a apenas uma única canção.



Lys Assia, nome artístico da cantora suíça Rosel Schärer, nasceu em Lenzburg, no cantão suíço de Aargau (Argóvia), em 3 de Março de 1926.

Quando era nova dançava, mas tornou-se cantora na década de 1940. As pessoas ouviram-na a cantar e adoraram a sua voz e desta forma tornou-se cantora.

Em 1956, Assia foi a primeira vencedora do Festival eurovisão da canção, festival realizado na cidade suíça de Lugano, representando a televisão suíça.. Ela voltou a representar a Suíça nos anos de 1957 e 1958. Lys Assia venceu o festival com canção Refrain.

Aqui fica o único registo do Festival desse ano, onde Lys Assia se consagrou a primeira vencedora da Eurovisão:

Sem comentários: