sexta-feira, 29 de agosto de 2008
Anabela
Anabela Braz Pires nasceu em 22 de Setembro de 1976 em Almada. Começou a cantar aos 8 anos, participando em vários festivais infantis. Em 1989, com 12 anos, venceu a Grande Noite do Fado. Nesse ano foi a representante de Portugal no Festival da Unicef, Danny Kaye Award, na Holanda, onde ficou em 2.º lugar e ganhou o prémio de Melhor Intérprete.
Com "Brother" participou no Festival SOPOT.
Através da Ovação lançou os seus dois primeiros álbuns: "Anabela" e «Encanto".
Em 1993 venceu o Festival RTP da Canção com a canção "A cidade Até Ser Dia". Lançou a seguir o álbum "A cidade até ser dia".
Três anos depois editou o álbum "Primeiras Águas" com composições como "Avenidas" de Clara Pinto Correia e Rui Veloso. Outros temas são de Tim, Mafalda Veiga e Fernando Girão.
Participa em "Jasmim ou o Sonho do Cinema", um musical infantil de Filipe La Féria.
Em 1999 integrou o musical "Amália" de Filipe La Féria.
Em 1999 foi convidada pelo músico galego Carlos Nuñez quatro temas no seu disco "Mayo Longo" e participar na digressão de apresentação do disco. Esteve dois anos e meio em digressão pelo Mundo inteiro.
Decide voltar optando por voltar a trabalhar com Filipe La Féria. Em 2002 é a protagonista, do musical "Minha Linda Senhora – My Fair Lady".
Em 2005 lançou o disco "Aether", com a colaboração de Carlos Maria Trindade, onde interpreta poemas de Florbela Espanca, Fernando Pessoa, Manuel Alegre e José Carlos Ary dos Santos. O disco teve edição espanhola através da Resistencia Records.
Participa ainda no musical "Canção de Lisboa".
No musical "Música no Coração" de Filipe La Féria, estreado em 2006, as actrizes/cantoras Anabela e Lúcia Moniz interpretam, alternadamente, o papel da personagem principal, Maria.
Ainda em 2006 foi convidada por Carlos Guilherme para lançar o álbum "Encontro" com a recriação de grandes sucessos como “Noites da Madeira”, “Flor Sem Tempo”, “Ser Poeta”, “Eu Sei”, “Nostalgia”, “Estrela da Tarde”, “A Rosa Que Te Dei”, “A Minha 5ª Sinfonia”, “Aquela Janela Virada Para o Mar”, “Vocês Sabem Lá”, “Se Os Meus Olhos Falassem”, e “Canção de Madrugar”.
Aqui fica a actuação de Anabela no Eurofestival onde conquistou uma das melhores classificações:
Etiquetas:
1993,
A Cidade Até Ser Dia,
Anabela,
Portugal
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário