sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Da Vinci


Os Da Vinci formaram-se em 1982. Nesse ano obtiveram grande sucesso com os temas "Lisboa Ano 1000" e "Hiroxima (Meu Amor)".

Em 1983 lançaram o álbum "Caminhando".

"A Jóia do Lótus" é o nome do álbum de 1988.

Em 1989 ganharam o 1º prémio do 25º Festival RTP da Canção, o 1º prémio de interpretação, o prémio de popularidade da Casa da Imprensa Mensagem TV Europa, e representaram Portugal em Lausanne, Suíça, no Festival Eurovisão da Canção desse ano, transmitindo a sua imagem para milhões de espectadores em todo o mundo, com o tema "Conquistador".

No mesmo ano, o grupo fez uma longa tournée por Portugal continental e ilhas, e pelas Comunidades Portuguesas no estrangeiro, lançando a sua carreira internacional em França, Suíça e África do Sul.

Em Maio de 1990, os Da Vinci foram galardoados com um Disco de Ouro e um Disco de Platina, com o álbum "Conquistador" e o respectivo single que foi editado em vários países da Europa. No mesmo ano é lançado o álbum "Dança dos Planetas", que inclui os singles "Nasci em Portugal" e "Num Tapete Voador".

Em 1991 divulgaram o seu novo show ao vivo em Portugal e ainda correram o Canadá, onde obtiveram grande êxito na passagem de ano 91/92, em Toronto.

Em 1993 lançaram o álbum "Entre o Inferno e o Paraíso" que incluía o sucesso "Tirem-me deste Filme".

Em 1995 é lançado o álbum "Oiçam". O disco inclui um megamix de êxitos antigos (Da Vinci Old Medley) e versões dos clássicos "Mudam-se os Tempos, Mudam-se as Vontades" e "O Vento Mudou".

Quatro anos depois, em 1999, os Da Vinci lançaram o álbum "Momentos de Paixão".

"Nocturnas" é o espectáculo que assinalou o regresso do grupo aos palcos em 2003. Foi construído sobre um leque de canções 'escondidas' ao longo dos anos no meio dos discos gravados pelo grupo.

O grupo é formado pelo casal Iei Or (voz principal e letras) e Pedro Luís (compositor, produtor, teclados e voz).

Participaram no "Diz Que É Uma Espécie de Révellion", programa dos Gato Fedorento na passagem de ano 2007\2008 cantando os temas "Hiroxima (Meu Amor)" e "Conquistador", acompanhados pela banda de ska portuguesa Banshee and Something Else We Can't Remeber, tendo também aparecido num Tesourinho Deprimente no programa "Mistura Fina" de Ana Maria Lucas na RTP.


Aqui fica a actuação no Festival Eurovisão:

Sem comentários: