O Festival Eurovisão da Canção de 1969 ficará na memória de todos os amantes do festival, afinal foi em Madrid no dia 20 de Março que decorreu um dos momentos mais impressionantes de toda a Eurovisão.
No ano anterior Massiel ganhou o Festival no Reino Unido com a interpretação de "La La La", tendo o direito de receber o festival este ano no seu país. Laurita Valenzuela foi a apresentadora do evento.
Quatro países ficaram empatados no primeiro lugar com 18 pontos, e até então não havia regra que definisse a forma de desempatar.
Salomé que representou a Espanha com a canção "Vivo Cantando", Lulu que representou o Reino Unido, com a canção "Boom Bang-a-bang", Lenny Kuhr que representou os Países Baixos com a canção "De Troubadour" e Frida Boccara que representou a França com a canção "Un Jour, un Enfant", foram as grandes vencedoras do festival desse ano, deixando na memória de todos os momentos entusiasmantes que eram vividos outrora.
Curiosidades:
Portugal levou Simone a interpretar "Desfolhada" tendo ficado em penúltimo lugar, coisa que para Salazar foi uma ofensa, proibido Portugal de Participar no ano seguinte, o que muitos outros países fizeram pelo descontentamento que vinham a sentir pelo Festival.
A Áustria não participou neste Festival, porque não desejava enviar um cantor a um país que era governado por um ditador. Francisco Franco governava a Espanha na época. Salvador Dalí foi responsável pela publicidade deste festival.
Vencedoras:
Salomé
Lulu
Lenny Kuhr
Frida Boccara
Votação:
Entrega dos Prémios:
Resumo (desculpem estar a preto e branco):
sexta-feira, 1 de agosto de 2008
Eurovisão 1969
Etiquetas:
1969,
Desfolhada,
Eurovisão,
Frida Boccara,
Lenny Kuhr,
Lulu,
Massiel,
Salomé,
Simone de Oliveira
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário